Pela primeira vez comandando um clube do futebol nordestino, Gerson Gusmão vai viver a experiência de reger o Botafogo-PB no Campeonato Paraibano e tentar trazer de volta a taça de campeão estadual para a Maravilha do Contorno. A competição começa nesta quarta-feira, mas o Belo só entra em campo na quinta, contra o Sousa, no Marizão, às 16h. E, para retomar a fase de títulos do time, o treinador admite que tem estudado bastante as equipes do futebol da Paraíba. O objetivo é dar o devido significado a todos seus oponentes e encarar cada jogo como uma decisão. O Dinossauro, adversário da estreia, e o Treze, com quem joga na próxima quarta-feira, já estão afiados na mente do comandante.

No curso de sua segunda semana no clube, o técnico tem tido muito trabalho para encontrar o time ideal, conhecer melhor o elenco e, indispensavelmente, fazer com que a equipe ganhe a cara que pensa para os compromissos do decorrer do ano.

Acompanhe o dia a dia do BeloVeja os números do Belo na temporadaConfira a tabela do Campeonato Paraibano

Junto a tudo isso, o compromisso de ganhar a confiança do torcedor botafoguense, que está desconfiado com o rendimento muito abaixo do esperado na Copa do Nordeste. Sendo assim, o momento alvinegro é de entender os sete adversários da primeira fase da competição e buscar a melhor performance dentro das quatro linhas.

— Nós ainda estamos fazendo uma avaliação de todas as equipes que vão disputar o Campeonato Paraibano. Já temos uma análise do Treze. Do Campinense ainda estamos concluindo. Do Sousa também já definimos. Vamos procurar fazer isso jogo a jogo, buscar mais informações e mapear tudo que a gente puder. É uma competição curta, mas a gente não pode vacilar em nenhum momento. Todas as equipes merecem respeito e estudo — garantiu.

Tabela do Belo no Paraibano 2021:

15 de abril
16h | Sousa x Botafogo-PB (Marizão)21 de abril
20h | Botafogo-PB x Treze (Almeidão)29 de abril
16h | Perilima x Botafogo-PB (Amigão)5 de maio
20h | Botafogo-PB x São Paulo Crystal (Almeidão)12 de maio
20h | Campinense x Botafogo-PB (Amigão)19 de maio
16h | Nacional de Patos x Botafogo-PB (José Cavalcanti)23 de maio
16h | Botafogo-PB x Atlético-PB (Almeidão)

A primeira missão vai ser no Sertão paraibano. Além do Sousa, Gerson já ouviu alguns bocados também sobre a alta temperatura que a região oferece a quem não está tão acostumado a praticar futebol no turno da tarde por lá. Ele reconhece, inclusive, que isso deve ser mais um dos percalços que o Belo deve enfrentar contra o Dinossauro. No entanto, o comandante não se prende ao calor. Com o objetivo traçado em busca da taça, a meta é começar o estadual com três pontos somados.

— Antes de vir, eu já tinha informações sobre os clubes aqui da Paraíba. O Sousa era um deles. Com todas as pessoas que eu conversei, que já jogaram lá, falam a mesma coisa (do calor), que é realmente muito quente e que alguns atletas acabam sentindo. A gente não espera uma situação diferente, sabendo da força que eles têm, que sabem fazer prevalecer o "fator casa". É mais um obstáculo que temos que passar. Mas o Botafogo-PB almeja o título. Quando você almeja coisas grandes, tem que passar por alguns obstáculos. Não vamos ter vida fácil — explicou.

O Botafogo-PB finaliza a sua preparação para a partida contra o Sousa em um treino na manhã desta quarta-feira, no CT da Maravilha do Contorno. Depois, a estrada espera o Belo para uma longa viagem em busca de uma estreia promissora na disputa estadual. O time alvinegro entra em campo às 16h desta quinta-feira, no Marizão.

Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo/pb