Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de João Pessoa abre horário extra para vacinação contra a Covid-19. Pelas redes sociais, Cícero Lucena (PP), comunicou que o agendamento será reaberto para imunização que acontecerá a partir das 14h.

“Às 12h, receberemos do Governo do Estado 12 mil vacinas e reabriremos para os grupos, que são vacinados pela manhã, novo agendamento para vacinarmos a partir das 14h. Graças a Deus, vacina é no braço do povo.”, disse.

Quem pode ser vacinado?

Pessoas a partir de 50 anos de idade, bem como, o público a partir dos 18 anos, com comorbidade descrita no Plano Nacional de Imunização (confira a lista), além dos grupos prioritários já atendidos na campanha de vacinação contra a Covid-19. Também receberão a segunda dose aquelas pessoas que já atingiram o prazo do imunizante Astrazeneca (Fiocruz) há 90 dias e Coronavac (Butantan) há 28 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde avisa que o atendimento nos postos de drive thru será exclusivo para quem utilizar o veículo, ou seja, pedestres não serão admitidos nesses locais. Aos usuários pedestres, serão destinados apenas os postos de vacinação nos ginásios, conforme a listagem no fim da matéria.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão agendar previamente, tanto para a primeira quanto para a segunda dose, através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, aberto por volta das 19h que antecede cada dia de vacinação, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários.

Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidade ou com deficiência será preciso levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove a sua condição. Os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha. Já os trabalhadores da educação precisam apresentar também cópia do contracheque e da declaração da instituição de ensino que comprove a função exercida na capital.

As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente.

Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Veja mais: